Crédito: Divulgação CBMSC/Gaspar

Fonte: CBMSC

No mês de junho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC – deu continuidade (em todos os quartéis do Estado) ao Programa de Instrução e Manutenção Diária (PIMD). A iniciativa tem como objetivo unificar, padronizar e institucionalizar a realização de instruções diárias na corporação. Dessa forma, o quartel de Gaspar participou ativamente das atividades propostas com todas as equipes de plantão. 

As instruções do programa são disponibilizadas no formato digital, respeitando um calendário, que organiza os treinamentos por um tema mensal, o qual é baseado em manuais do assunto abordado. Neste quarto mês do programa o tema definido foi combate a incêndio florestal.

As matérias diárias no período foram divididas em: conceitos básicos; classificação dos incêndios florestais e uso da bomba costal; organização e regras de segurança; métodos de combate; equipamentos, ferramentas e acessórios; propagação e comportamento do fogo; fases do combate ao incêndio florestal.

Durante os dias de plantão, cada equipe procurou conciliar o serviço rotineiro de atendimento às ocorrências, com as instruções propostas. As atividades eram organizadas sempre em três etapas: uma teórica (que buscava trazer uma base de informações importantes e padronização), uma parte totalmente prática (para que todos pudessem executar o exercício, sentir as dificuldades e corrigir falhas) e uma última etapa voltada para o feedback do programa. 

Ao final do mês, foram estudados e treinados todos os principais assuntos básicos voltados ao combate a incêndio florestal e, além disso, constatou-se que o treinamento constante, independente do tema abordado, traz diversos benefícios ao trabalho e ao atendimento à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui